Como fazer o cachorro parar de comer cocô?

Essa é uma pergunta muito comum por incrível que pareça.

Parece bem desagradável para nós humanos, mas para a maioria dos filhotes e cães adultos a coprofagia (nome científico dado para o ato de comer as próprias fezes e/ou as fezes de outros cães, gatos, etc) é perfeitamente normal e acontece com muitos animais.

Há muitas razões que podem levar o cão a comer seu próprio cocô ou de outros animais. Então, a primeira dica é tentar descobrir a razão para atacar o problema.

1. Alguns cães podem agir por extinto para manter o local limpo. Cachorros têm por hábito limpar seu território e a si mesmo. Às vezes a própria cachorra come o cocô dos filhotes para mantê-los limpos e alguns cãozinhos acabam copiando o ato da mãe crescendo com este hábito.

2. Falta de brinquedos ou atividades. Alguns cães sem muitos entretenimentos acabam brincando e comendo as fezes.

3. Comida mal digerida. Dê uma olhada na comida que você usa para seu cão. Se você está dando comida de humanos, pode ser que não esteja sendo bem digerida e o cheiro do cocô atraia o cão. Boas rações ajudam na digestão, diluindo toda a comida ingerida e minimizando o cheiro das fezes.

4. Comida em excesso. Se o cão é ainda um filhote não dê comida demais. Superalimentação pode resultar em alimentos não digerido nas fezes, o que torna o cheiro do cocô muito atrativo.

Algumas outras sugestões:
- Tenha bastante controle, limpando sempre o cocô assim que o cão termine.
- Dê comida em horários determinados para facilitar o controle, sabendo, assim, mais ou menos o horário que seu cão faz cocô.
- Tente alimentá-lo com pedaços de abacaxi todos os dias, funciona com alguns cães. O abacaxi ajuda a diminuir o odor das fezes.
- Determine um local específico para o cão fazer cocô, adestre seu animal de estimação com os tapetes higiênicos para cachorro, assim você cria regras e terá maior controle quando o seu cão faz cocô.

A estratégia correta vai depender da idade do cão, raça, rotina, entre outros fatores para que as razões desse comportamento sejam detectadas e combatidas.

Compre tapete higiênico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>